Vender mais ou vender melhor?

Apesar de parecer uma pergunta simples, muitos não a fazem com frequência e, muito menos, com a profundidade necessária, mas afinal, preciso vender mais ou vender melhor? Sobre isso, precisamos refletir sobre alguns pontos.

Vender mais, é claro, está diretamente relacionado com quantidade, com o volume de vendas. Com pequenas exceções, a grande maioria dos negócios possibilita que, com o aumento das vendas, possamos reduzir custos através da chamada “economia de escala”. Com isso, além de aumentarmos o faturamento, também aumentaremos nossa rentabilidade. Portanto, vender mais, é sempre desejável! Sempre? Bom, nem sempre.

E se o seu negócio não quiser ou não puder escalar? Ou seja, aumentar a capacidade de produção, seja por escassez de matéria prima, equipe, drive estratégico ou interesse da diretoria/sócios. Como você fará para crescer?

A importância de vender melhor

É normal ouvirmos de empresários e dirigentes de empresas dizerem que não precisam investir em marketing, que não precisam vender mais, que já estão praticamente a pleno e com toda a capacidade produtiva sendo entregue, seja como produto ou serviço. Mesmo assim, toda empresa deseja melhorar sua rentabilidade, certo? Buscar maior retorno sobre o capital investido e sobre toda a energia desprendida para produzir e entregar seus produtos e serviços: é aí que entra o conceito de vender melhor.

Na essência, vender melhor é conseguir capturar maior valor sobre um mesmo produto ou serviço. Aqui, poderíamos nos aprofundar em diversos pontos, estender o assunto para inúmeros tópicos que tratariam da questão de “captura de valor” ou “valorização pelo mercado”, mas esse não é o objetivo e, portanto, vamos focar na questão principal!

Você quer vender mais? Ou melhor? Ou quer vender mais e melhor?

Avalie como você tem desenvolvido suas atividades e estratégias em comunicação, marketing e vendas, e de que maneira elas estão orientadas para o mercado, fundamentalmente para ajudá-lo a vender mais e/ou melhor.

No texto 5 reflexões sobre marca e vendas para alavancar sua empresa, temos mais alguns detalhes sobre esse assunto. Se você é da área de franchising, sugerimos o post onde respondemos porque o Inbound Marketing é importante para a expansão da sua franquia.