SEO Estratégico: como vender mais com a otimização de site

No post anterior falamos sobre o conceito de SEO e de sua importância para as empresas e marcas que desejam se destacar no mundo digital e corporativo. Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e falar especificamente sobre os benefícios da otimização dos sites e como elas podem ajudar você a vender mais.

Benefícios práticos da otimização de sites

1. Visitas qualificadas

Um dos principais benefícios de SEO é a criação de um tráfego qualificado para o seu site. No momento em que o usuário vai até o mecanismo de busca e faz uma pesquisa, em primeiro lugar, ele já tem a intenção e o desejo, em segundo, é importante que sua marca ou produto esteja presente nos resultados de buscas, pois assim você estará facilitando o acesso àquilo que o internauta procura de forma mais específica.

É nesse primeiro contato que o cliente busca informações sobre a marca, conhecer seu produto, seus prós e seus contras. Se a otimização estiver alinhada, você trará um cliente em potencial diretamente para o seu site.

2. Aumento suas vendas

Pesquisas indicam que cerca de 70% dos usuários das ferramentas de buscas tendem a ignorar os anúncios e têm mais confiança nos resultados orgânicos da busca.

Portanto, é importante otimizar seu site com SEO, pois assim você estará se tornando mais visível, mostrando a qualificação do seu site e sua marca na web. Otimizando as páginas do site, você estará ajudando um cliente em potencial a encontrar as informações que ele deseja, diminuindo o tempo que ele precisa para decidir sua compra. Automaticamente, isso fará com que suas vendas também sejam incrementadas.

3. Fortalecimento da marca

Diversas pesquisas apontam que a opinião de outros consumidores é decisiva para o internauta decidir sua compra, portanto, além de estimular as visitas ao site, lembre-se de focar também no relacionamento com esse usuário, seja através de newsletters, blogs, materiais de troca, entre outros, que façam que sua marca torne-se referência na área.

Se toda vez que o usuário fizer uma pesquisa, sua marca estiver relacionada de forma orgânica, no momento da decisão o usuário sentirá mais confiança em finalizar a compra. O ganho do espaço na mente do consumidor, também chamado de mind share, influencia-o silenciosamente e pode ser um dos principais benefícios do SEO. Além de tornar a sua marca e seu conteúdo mais acessível, o SEO também ajuda no fortalecimento dela. Como você será mais visto, as chances de mostrar seus benefícios e diferenciais também aumentam.

Além do mind share, estudos mostram que empresas que estão nas primeiras páginas dos resultados de pesquisas são mais consideradas pelos usuários, devido à confiabilidade que as pessoas depositam no Google e em outros mecanismos de buscas. O trabalho de otimização de site, aliado à ações integradas de comunicação, ajuda diretamente no trabalho de branding, gerando mais negócios para a sua empresa.

4. Possibilidade real de mensuração de resultados

Com o SEO é possível mensurar diversos resultados, através de análises e ferramentas de relatórios. Assim, é possível acompanhar detalhadamente e, caso necessário, melhorar a efetividade do seu trabalho. A análise constante também proporciona a elaboração de novas estratégias de marketing, que aliadas ao SEO, anúncios e ao Inbound Marketing acabam gerando mais leads e, consequentemente, trazendo mais negócios para você.

Principais bases do SEO de resultados

A otimização de um site nos mecanismos de buscas deve estar fundamentada em três princípios básicos: relevância, autoridade e performance. Os primeiros dois são a base de sustentação do SEO e o terceiro deve ser acompanhado para que todo o esforço empregado não seja em vão. Abaixo você confere o resumo sobre cada um desses princípios básicos do SEO:

Relevância

Um dos principais objetivos dos mecanismos de buscas é entregar ao usuário aquilo que ele realmente procura, ou seja, eles procuram mostrar em seus resultados sites que sejam relevantes.

Para que seu site entre no hall de relevância dos mecanismos de buscas, sua marca deve produzir e oferecer conteúdo de qualidade, onde os usuários possam encontrar as respostas que procuram. Para isso, faça o planejamento de conteúdo pensando nos problemas e questões que os usuários possam ter e, a partir de então, veja quais serviços e produtos podem satisfazê-lo.

O próximo passo é planejar quais palavras-chave serão utilizadas para que seu site seja melhor indexado pelos mecanismos de buscas e, finalmente, comece a produzir seu conteúdo, de forma planejada e qualificada, lembrando sempre no consumidor final e em como você poderá ajudá-lo oferecendo tal conteúdo.

Autoridade

Além da relevância, para que sua estratégia de SEO obtenha sucesso, é fundamental que ele também se torne autoridade na área que você aborda. Como isso é possível? O principal fator na autoridade é que ele seja citado e linkado por outras fontes. Para os mecanismos de buscas, quanto mais isso acontece, mais relevante e com autoridade ele fica. Tendo mais autoridade, melhor colocado nos resultados das buscas ele fica.

Performance

Após ter implantado corretamente os dois primeiros princípios, é possível que sua marca já esteja bem colocada organicamente nos mecanismos de buscas e agora você já poderá começar a mensurar a performance do seu trabalho.

Para calcular o retorno de investimento em SEO, você pode verificar qual a porcentagem de usuários que chegou ao seu conteúdo de forma orgânica daqueles que vieram de anúncios, entre outros tantos outros métodos de mensuração. A análise diária das métricas pode ajudar a gerar melhores resultados no SEO estratégico, além de evitar desperdícios e melhorar o potencial do seu esforço.

SEO On Page e Off Page

O SEO estratégico consiste de um processo longo e, normalmente sem fim, visto que deve ser um trabalho contínuo para ajustar-se às atualizações dos mecanismos de buscas e para que seja possível alcançar bons resultados. A otimização de sites basicamente se divide em SEO On Page e Off Page.

SEO On Page

Melhorias realizadas nos sites, sejam envolvendo conteúdo, meta tags, links internos e outras medidas baseadas nas boas práticas de SEO são considerados SEO On Page. Em resumo, é o grupo de técnicas utilizado na otimização do site ou blog.

SEO Off Page

O SEO Off Page consiste em tudo que você fizer fora da sua página ou site para conseguir ser linkado e compartilhado na web, sejam em outros sites ou nas redes sociais. Essa técnica é um dos fatores que é mais levado em contato pelos mecanismos de buscas quando nos referimos à autoridade da qual falamos acima no texto.

Para finalizar, lembre-se que para obter bons resultados do SEO estratégico você deve seguir todos os passos do ciclo de SEO: planejamento estratégico, otimizações On Page, criação de conteúdo, link building e, por fim, monitoramento e análise. Se algum dos passos não for corretamente pensado, planejado, criado, colocado em ação e monitorado, você não terá o resultado esperado. Por último, também é importante lembrar que o trabalho de SEO deve ser feito de forma contínua e duradoura.

Depois de tudo, você ainda tem dúvidas dos inúmeros benefícios que o SEO utilizado de forma estratégica pode trazer para sua empresa ou marca? Se você ainda não investe em SEO, motivos não faltam para você começar a pensar nisso agora mesmo. Para receber mais novidades relacionadas à área do marketing digital, assine a nossa newsletter!