Por que o Inbound Marketing é importante para a expansão da sua franquia?

Se você é empreendedor, proprietário de uma franqueadora e busca ampliar a sua rede; se você é executivo de expansão de uma franquia ou, ainda, se está planejando franquear o seu negócio para ganhar escala: esse texto é para você.

Vender franquias é algo que, se ocorrer de forma simples e rápida, vai acabar lhe dando dor de cabeça logo ali na frente!

Na grande maioria das vezes isso é uma verdade absoluta, pois esse candidato a franqueado, que acabou tomando a decisão de forma tão rápida e muitas vezes precipitada, pode não ter o perfil ideal para gerir da forma correta a operação. Você pode até ficar feliz hoje, mas logo ali na frente precisará investir horas para fazer com que esta unidade – recém negociada – funcione a contento. Sem falar na necessidade de gerenciar as expectativas e ilusões desse novo franqueado.

Quando alguém compra uma franquia, não deve tomar a decisão de forma rápida e rasa. Muito pelo contrário. É fundamental que o candidato avalie muito bem o negócio que está adquirindo, os prós e contras, dificuldades, vantagens, concorrentes e converse com outros franqueados da rede. Enfim, que se cerce do máximo de informações para que a tomada de decisão seja realizada da forma mais consciente possível.

Da mesma maneira, pelo ponto de vista da franqueadora, é imperativo que ela possa conhecer a fundo esse candidato. Identificar seus pontos fortes e fracos, histórico de atuação, perfil e comportamento. Cada negócio exige um tipo de “pegada” e nem todo o negócio é para todo mundo. Se a parceria não for feita de forma correta, teremos uma série de estresses previsíveis e imprevisíveis logo ali em frente.

A localização é outro fator de extrema importância quando estamos falando de franquias. Quando falamos em praça, é fundamental e usual que a sua franqueadora tenha mapeado quais os locais prioritários para expandir sua rede: onde deseja abrir suas próximas unidades e como sincronizar esse plano, com uma agenda de lançamentos. Isso só irá se concretizar, se existirem interessados em investir e serem candidatos para se instalar naquelas regiões.

Mas e se você não tiver ninguém interessado para uma região? Ou ainda, se você tiver apenas um único interessado para uma determinada região, que é prioritária para você, tendo em vista questões estratégicas e de competitividade com a concorrência? E se esse candidato não tiver perfil nenhum para tocar com primor a sua operação? Você não venderá e não estará presente naquela praça? Deixará a concorrência tomar conta? Ou abrirá, e trará pra dentro de casa uma unidade que será um problema logo ali na frente?

Bom, feitas estas considerações, podemos agora listar 10 motivos que justificam, afirmativamente, porque você precisa do Inbound Marketing na expansão da sua franquia:

  1. Porque você precisa otimizar os seus recursos em marketing e vendas;
  2. Porque você precisa de mais candidatos, para conseguir selecionar aqueles que têm melhor perfil para tocar o seu negócio;
  3. Porque a compra de uma franquia demanda maturação e conhecimento de ambas as partes e, portanto, você precisa ter fluxo e conteúdo para nutrir corretamente esse candidato até o momento que ele estará no pronto para a compra;
  4. Porque você quer ter apenas os melhores candidatos, que serão os franqueados ideais para a expansão da sua rede de franquias;
  5. Porque você precisa ser encontrado por pessoas que não sabem ainda que o seu negócio é ideal para elas;
  6. Porque existem muitas pessoas com perfil e potencial para serem franqueados da sua rede, mas possuem preconceitos sobre o mercado de franquias ou seu ramo, que o impedem de lhe procurar para uma conversa;
  7. Porque você quer construir uma marca forte e para isso precisa ser referência e autoridade na área;
  8. Porque você está cansado de fazer ações pontuais, sem indicadores e mensuração de resultados;
  9. Porque você quer sair na frente dos seus concorrentes, criando uma plataforma de Inbound Marketing completa e madura antes deles;
  10. Porque se você fizer as mesmas coisas, continuará tendo os mesmos resultados.

Se você se identificou com pelo menos dois dos dez motivos acima, você precisa pensar fortemente em utilizar o Inbound Marketing para a expansão da sua franquia.

Vamos conversar para identificar como a sua franqueadora pode atingir um novo patamar em performance de vendas? Atraindo candidatos, gerando leads qualificados, potencializando a expansão da sua rede, vendendo mais e melhor!