O que são leads e por que você precisa deles

Ultimamente tem se falado muito em lead. Mas afinal, o que é isso e por que você deve se preocupar em gerá-los para o seu negócio?

O termo vem do inglês e a tradução, por não ser literal, acabou não acontecendo, o que é bem recorrente no Brasil para jargões de marketing. Acabamos portanto importando o nome tal qual na língua inglesa, apesar de muitos aplicarem um típico sotaque “abrasileirado” ao termo.

Lead nada mais é que aquele contato e potencial cliente que você tem um mínimo de dados para conseguir identificá-lo pelo nome, e-mail e telefone, por exemplo.
Como você sabe quem é esse lead, pode iniciar um trabalho de nutrição e abordagem de venda de forma muito efetiva, personalizando o fluxo e os argumentos.

Leads gerados a partir do seu site

O site de sua empresa deve receber diariamente muitos acessos e visitantes, correto? Mas quantos deles são leads? Quantos desses você identifica e tem, pelo menos, seu nome e o endereço de e-mail?

Se você não sabe, nunca pensou nisso ou está pensando que são poucos os que preenchem o formulário do seu site no mês, então está na hora de você começar a pensar em como gerar leads e transformá-los em clientes. Como? Transformando seus canais digitais em ferramentas comerciais efetivas. Por isso, é fundamental criar estratégias para converter visitantes desconhecidos em leads. Assim você poderá inseri-los em um processo de vendas.

Você também pode gerar leads em ações outbound e offline, como em feiras e eventos. Por exemplo, quando você realiza um evento para apresentar ou falar da sua empresa, seus produtos e serviços, os participantes podem preencher uma ficha com seus dados, transformando-se em leads.

Não podemos deixar de falar aqui sobre outro ponto importante, que diz respeito ao momento dos leads. Em ações de marketing digital mais estruturadas, você não tem apenas o processo simples de transformar desconhecidos em leads e começar a abordá-los, essa é apenas a porta de entrada. Depois desse primeiro momento, você deve gerar novas conversões nesse mesmo lead e ir coletando mais informações a respeito dele, informando-o e educando-o sobre assuntos importantes, que ele necessite e valorize, inclusive sobre os produtos e serviços que você deseja que ele conheça e compre.

Em um primeiro momento, um lead pode ter sido gerado através de um formulário simples no seu site, depois, ao participar de um evento da sua empresa, novamente se identificar, complementando e qualificando as informações que você tem dele. Mais à frente ele pode fazer o download de um conteúdo no site da sua empresa, exigindo que ele coloque o e-mail para receber o link para download do material e assim sucessivamente. Você vai criando um histórico que diz respeito às interações que ele realizou nas suas ações de marketing, bem como suas interações de forma ativa com ele. Complementar isso, entender melhor que conteúdos ele busca, como interage etc, é o que chamamos de lead tracking. Mas isso é assunto pra outro post.

Ficou claro para você o que são os leads e sua importância? Qualquer dúvida, deixe seu comentário!