Marketing orientado a dados: SEO e a sua importância

Grande aliada do marketing orientado a dados, a sigla SEO é um acrônimo e vem do inglês, Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca. SEO baseia-se em um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento de um web site nas páginas de resultados de pesquisas, de forma orgânica (ou seja, gratuita), nos principais sites de buscas, como o Google, Yahoo, Bing, MSN, entre outros.

O termo surgiu ainda nos anos 90, porém há controvérsias sobre a sua origem. A primeira é que Bob Heyman e Leland Harden tenham definido verbalmente o termo após trabalharem para melhorar o posicionamento do site de um cliente. Já a segunda, vem de um post de Danny Sullivan, onde o termo aparece pela primeira vez. A terceira hipótese diz que o termo foi uma criação da Multimedia Marketing Group (MMG), onde nas suas páginas havia menção ao termo desde o início de 1997.

História do SEO

Em meados dos anos 90, quando os primeiros buscadores iniciaram a indexação do conteúdo da World Wide Web (WWW ou simplesmente Web), os webmasters e os provedores de conteúdos iniciaram a jornada para otimizar seus sites para os motores de busca. De forma básica, eles precisavam enviar o endereço da página ou a URL para os buscadores, que faziam uma espécie de download das páginas e as armazenava em seu próprio servidor. Nesse servidor, havia um indexador, que extraia milhares informações com dados sobre palavras-chave, localização e links contidos em cada página do site. Todas essas informações eram colocadas em um rastreador, que posteriormente seria utilizado para mostrar o resultado das buscas sempre que consultado.

A partir de então, os buscadores passaram a classificar as informações através de tópicos e o resultado das pesquisas orgânicas começou a seguir uma ordem de páginas que obtinham maior relevância. Para escapar dos termos criados por websmaters que queriam suas páginas no primeiro grupo, mesmo que não tivessem relação com aquele tema, a técnica foi avançado cada vez mais e, por fim, foi desenvolvido um sistema de algoritmos mais complexo, que elevou significativamente a filtragem dessas palavras e páginas nos resultados.

Os fatores que influencia o posicionamento das páginas nos resultados de buscas ainda são um segredo guardado pelos buscadores, mas com o passar do tempo foi possível determinar boas práticas para um bom ranqueamento dos sites nas pesquisas, entre as principais, a estruturação correta dos sites e a utilização das palavras-chave mais adequadas a cada página e negócio.

A importância do SEO

Estima-se que mais de 80% das navegações na web iniciem-se por pesquisas feitas nos motores de busca. Esse é o principal motivo que mostra a importância de utilizar a otimização para motores de busca (SEO) em seu site. Sites que utilizam-se das boas práticas das técnicas do SEO terão melhor posicionamento orgânico nos resultados dos motores de buscas, gerando mais visitas, conversões, leads, vendas e, consequentemente, melhores resultados para o seu negócio.

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