Marketing orientado a dados e a criação de audiências

O marketing orientado a dados tem sido o centro das atenções ultimamente. Qualquer empresa que se preocupe com o seu alcance digital e relacionamento com o público, além do retorno sobre investimento, o famoso ROI, precisa estar atenta a essas estratégias, principalmente às técnicas de data-driven marketing.

Por isso, neste post, explicaremos como essa nova forma de se comunicar com os clientes pode auxiliar na criação de audiência, tarefa importantíssima para qualquer tipo de negócio.

Vamos lá!

Como já falamos em outros artigos, a quantidade de informações produzida atualmente é abundante, fato que pode ser positivo para o seu negócio, basta saber utilizá-las ao seu favor.

O marketing orientado a dados serve para reunir todas essas informações e peneirá-las, separando o que é mais importante para a sua empresa e produto. Assim, é possível direcionar a sua presença digital para um público muito mais interessado no que você está oferecendo.

 

 

A primeira etapa é criar uma persona, que nada mais é do que o cliente ideal para o seu negócio. Esta elaboração é corroborada pelos dados em uma construção entre equipe de marketing e cliente.

Isto irá ajudar na segmentação de novas estratégias, pois todas elas serão executadas com base no quesitos e características contidos nesta persona, tornando-as mais concisas e direcionadas – ou a famosa expressão personalizadas.  

 

 

Estas estratégias podem ser direcionadas para ações de digital ads, por exemplo. Como você já terá o perfil de quem está interessado em seu produto, ficará muito mais fácil segmentar as campanhas, seja por localização, idade, gênero ou qualquer outra característica, e acertar no discurso.  

Assim, as ações terão um impacto muito mais efetivo, além de aumentar as chances de uma eventual compra, já que o diálogo estará acontecendo diretamente com um cliente em potencial.

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Outro exemplo, é que a obtenção de dados estruturados também pode influenciar positivamente no impacto das redes sociais. As informações coletadas ajudam na elaboração da persona, como falamos acima, mas também podem auxiliar em como se portar nas redes no posicionamento de marca. Por exemplo, ao conhecer o seu público, você passará a entender quais conteúdos irão surtir mais efeito, tendo mais chances de manter uma audiência engajada.

Em consequência disso, a linguagem também é um fator interessante, que faz toda a diferença em se tratando de redes sociais. Com uma persona bem construída, a comunicação com seus clientes precisará se adaptar.

Um exemplo que já é amplamente conhecido na área do marketing digital, é a conexão que a Netflix criou com seu público através do Facebook e do Twitter. Ao notar o engajamento dos seus seguidores, a empresa de streaming desenvolveu uma maneira descontraída e atenciosa de divulgar seus conteúdos.

 

 

Além das redes sociais, a segmentação criada a partir dos dados irá contribuir positivamente para ações de e-mails marketing e fluxos de automação, engajando o público com muito mais eficiência, pois o conteúdo entregue será adaptado de acordo com as características de consumo relevantes para a persona que receberá o material.

Nos dias de hoje, é praticamente impossível querer obter resultados mais assertivos e tornar a sua empresa ou produto relevante sem levar em consideração o marketing orientado a dados.  

É preciso estar ciente das tendências de comportamento do consumidor e entender como utilizá-las a favor do seu negócio. Os nossos serviços de BI Tracker e Consultoria, em conjunto, são uma excelente maneira de dar o primeiro passo.

A vasta produção e circulação de informações que ocorre atualmente deve ser utilizada de forma positiva. Por isso, caso você queira saber mais sobre como o marketing orientado a dados pode mudar o seu negócio, acesse o nosso site e conheça os nossos serviços.