Como construir o seu patrimônio digital e capitalizá-lo

Muitos empresários, diretores e gerentes de marketing perguntam-se diariamente o que devem fazer para criar um patrimônio digital para suas empresas e, acima de tudo, como capitalizarem toda essa iniciativa. Buscam uma agência de marketing ou marketing digital para justamente ajudá-los nessa tarefa.

Já não é novidade que o marketing digital tem se destacado nas estratégias com melhores resultados, tanto para negócios que atuam diretamente com o mercado consumidor final (B2C), quanto para aqueles que realizam suas operações comerciais com outras empresas (B2B).

O especial objetivo desse texto é passar a você alguns pontos para ajudá-lo nessa missão de alcançar os melhores resultados nas iniciativas em marketing digital.

Conteúdo é rei

Para aqueles que ainda não acreditam nisso, recomendamos que leiam um pouco mais. Brincadeiras à parte, realmente o conteúdo é rei e fundamental no atingimento dos resultados em marketing digital de forma sustentável.

Sim, é possível fazer um trabalho muito bom apenas focando em conteúdo pago, mas note que falamos em “sustentável”. O conteúdo tem fundamental importância na atração de nova audiência, que através da indexação pelos mecanismos de busca, chegarão até o seu site e mídias sociais, sem você precisar investir grandes somas em digital ads. O investimento estará sendo feito em redatores ou, principalmente, através de uma agência digital. No entanto, o ROI (retorno do investimento) é melhor quando utilizamos corretamente o conteúdo para gerar audiência de forma orgânica.

Lembre-se que as pessoas estão cada vez mais ávidas por informação, para discernirem o “joio do trigo”, dentre as tantas opções que o mercado oferece. Antigamente não tínhamos essa quantidade de opções de produtos e canais de compra. Por isso, para evitar a dissonância cognitiva, estamos sempre procurando nos cercar cada vez de mais informações, para assim fundamentar uma melhor tomada de decisão de compra. E que tal sua marca e empresa ser justamente essa fonte de informação?

Para isso, basta oferecer conteúdos coerentes e relevantes, para que você se torne referência para o seu público de interesse. Aí está a importância crucial de uma boa estratégia de conteúdo.

Triângulo do resultado

Quando falamos em resultado e atingimento de metas, precisamos ter em mente uma dimensão onipresente em nossas vidas: o tempo. Tudo o que for feito, que demande esforço para chegar até um ponto ou atingir uma meta, demorará uma quantidade de tempo. Pode ser pouco, médio ou muito! No marketing digital, o tempo é diariamente considerado, quando pensamos em uma balança que precisa levar em conta as ações que gerarão resultados de forma orgânica ou por meio de ações pagas, como anúncios digitais. Seja na geração de visitas, leads, oportunidades e vendas, sempre precisamos balancear esses dois pontos.

O triângulo abaixo é denominado por nós, de TOR: Triângulo Orium de Resultados.

triangulo-oriun

A interpretação é simples: precisamos considerar que as metas a serem alcançadas (ponta superior), demandarão um investimento compatível (ponta direita) e serão alcançadas em um determinado tempo (ponta esquerda). A relação entre resultados gerados de forma orgânica e com mídia paga, entra diretamente nessa equação do TOR.

Para algumas marcas e nichos de atuação, a geração de resultados de forma orgânica ocorre de maneira mais fácil, o que fará com que as metas sejam alcançadas, em um tempo adequado, mesmo sem demandar mais investimentos em anúncios digitais.

No entanto, para outros negócios e áreas de atuação, onde já existem muitos players concorrentes, a marca é pouco conhecida e o comportamento de busca é mais segmentado, a geração de resultados de forma orgânica pode demorar um pouco mais. Os resultados orgânicos ocorrerão, mas demandarão mais esforços de monitoramento das palavras-chave, produção de conteúdo e ações de SEO (Search Engine Optimization).

É nesse caso que o triângulo TOR aparece novamente em cena. A meta será atingida? Sim! Com o investimento previamente definido? Sim! Mas em que tempo? Sim, vai demorar um pouco mais! Mas e podemos atingir a meta em um tempo menor? Claro, mas aí vamos precisar aumentar o investimento, principal através de anúncios em digital ads, como Facebook Ads, Google Adwords e mídia programática. Se isso não for possível, com o mesmo investimento e no mesmo tempo, teremos que definir uma meta mais realista.

Aquisição de público

Independente de trazer audiência apenas de forma orgânica ou atraí-la inicialmente através de estratégias em digital ads, o fundamental é entender que via inbound marketing podemos efetivamente conquistar o público-alvo e potenciais clientes. Diferentemente de outras formas de marketing, onde não é possível gerar esse nível de integração e conexão com os clientes atuais e futuros.

A aquisição de público está diretamente relacionada à aquisição de audiência e na capacidade de – através dessa conexão falada anteriormente – ser relevante ao ponto de manter-se em contato, entregando valor, criando percepção positiva para a marca, educando a audiência com relação aos assuntos que eles desejem.

Ser referência na área de atuação

E, para finalizar esse texto, é importante abordarmos algo que conecta os assuntos aqui falados: estamos nos referindo à capacidade de transformar marcas em referência nas áreas de atuação. Antigamente, para conseguir se destacar do concorrente, bastava ter muito dinheiro para investimento em propaganda. Atualmente a situação é bem diferente, principalmente para aqueles negócios de nicho ou de porte menor, que não dispõem do volume financeiro necessário para ações estrambólicas de publicidade. É aí que entra o tiro de sniper, o marketing de precisão: o inbound marketing!

Lembre-se que as pessoas procuram soluções para seus problemas e para superar seus desafios. Ser a referência qualificada para auxiliá-los tem um peso enorme na mente e no comportamento de compra desses clientes. Pode não ser hoje, mas com certeza no momento que tiverem a necessidade de compra, quem estiver se relacionando com sua marca, se tornará um cliente ainda mais fiel.