As principais diferenças entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing

Antes de falarmos sobre qual o modelo mais eficaz para o seu negócio, é primordial que você possa entender exatamente o que e quais são as diferenças entre Outbound Marketing e o Inbound Marketing. Sendo assim, a seguir vamos apresentar o que acreditamos que caracterizam-se como as principais diferenças entre esses dois modelos.

Comunicação

Para nós, a forma com que os receptores das mensagens são impactados pela comunicação é que baseia a principal diferença entre as duas metodologias.

No Outbound Marketing a comunicação é feita de forma direta, através anúncios na mídia (televisão, jornais, revistas, rádios, web, outdoors etc) e outras ações comunicacionais, nas quais o consumidor é abordado de forma objetiva. O contato é feito de forma ampla, possibilitando que as estratégias de marketing atinjam uma grande massa. Aqui, a abordagem é mais agressiva e seu principal objetivo é a venda.

Por outro lado, no Inbound Marketing o consumidor é contatado de forma mais indireta. Com ele, o intuito é conquistar a atenção do possível cliente de forma natural e espontânea, com um conteúdo atrativo e preparando a marca para receber o contato do cliente quando ele achar necessário. Nesse modelo a comunicação é feita de forma sútil e específica, de acordo com dados e informações já conhecidas.

Leads

Para você entender exatamente o que são leads, indicamos a leitura do nosso outro texto que explica o que são leads e porque você precisa deles. Sabendo disso, os leads gerados do Outbound Marketing são captados através de prospecções ativas. Essa prospecção ocorre com a execução de banco de dados ou até mesmo com a utilização de um mailing. O contato continua através do relacionamento direto com o consumidor, até que seja efetuada a venda.

Já no Inbound Marketing, os leads são gerados a partir da atração dos consumidores através de conteúdos relevantes e de seu interesse. Aqui, o cliente em potencial pode se interessar pela marca através de um conteúdo publicado no site, no blog ou em alguma rede social da empresa. Com esse interesse, cria-se oportunidades de entrar em contato com o consumidor, seja pelo preenchimento de algum formulário para recebimento de uma newsletter ou uma disponibilização de material que seja de seu interesse.

Custos

No que se refere a custos, ainda temos alguns paradigmas a serem desconstruídos. A ideia geral é de que o Inbound Marketing tenha menores custos do que o Outbound, porém isso pode ser relativo. O que podemos afirmar é que o retorno do investimento do Outbound normalmente ocorre de forma mais rápida, porém, com o Inbound é possível fazer a mensuração dos resultados de forma mais exata.

Se você investir a mesma quantia nos dois modelos, verá que o retorno será mais rápido com o Outbound, mas ao calcular o retorno, provavelmente vai concluir que o custo-benefício do Inbound vale mais a pena e também saberá exatamente quanto desse investimento foi convertido em venda, fato que não ocorre com o Outbound.

Apesar de cada modelo ter suas vantagens e desvantagens, o ideal é saber utilizar a integração de ambos para que seja possível alcançar melhores resultados. Tanto o Inbound Marketing, quanto o Outbound Marketing podem ser eficazes quando são aplicados de forma planejada e correta.

Depois de saber as principais diferenças entre os dois modelos de Marketing, você conseguiu entender melhor os conceitos? Qual o modelo mais apropriado para o seu negócio? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe-a nos comentários e vamos conversar. Para receber mais materiais sobre assuntos relacionados ao marketing digital, assine a nossa newsletter!