5 tendências de marketing digital para você acompanhar

O marketing digital é uma das áreas que mais se reinventa, trazendo inovações diárias para impactar positivamente os usuários que passam cada vez mais tempo conectados à web. Para nós que trabalhamos com marketing e com internet, manter-se atualizado sobre essas novidades é essencial.<

Para você ficar ligado nas tendências, vamos listar as que, na nossa opinião (e de grande parte do mercado), têm tudo pra se tornar cada vez mais fortes e que, inclusive, já são realidade pra quem trabalha na área.

1. Sites responsivos

Os sites responsivos, aqueles que se ajustam a qualquer tamanho de tela (smartphone, tablet ou computador), não serão mais um diferencial no mercado, eles se tornarão uma necessidade para todas os profissionais e empresas que quiserem ter um bom posicionamento nas ferramentas de busca e que desejam trazer uma experiência positiva aos usuários.

O Google, maior buscador do mundo, já está usando os sites responsivos como diretriz no processo de SEO, ou seja, os que não se adequem a isso são punidos no que se refere ao posicionamento no resultado das buscas. Portanto, se o seu site ou da sua empresa ainda não é responsivo, mãos à obra!

2. SEO

Com os filtros dos buscadores cada dia mais rigorosos, o SEO (em português, Sistema de Otimização de Busca) teve que se transformar. Dos segredos de programação para melhor ranquear a marca nas pesquisas, hoje é preciso pensar de forma distinta e trabalhar o SEO como uma estratégia de marketing de conteúdo, também conhecido como inbound marketing.

Aqui, os produtores de conteúdo fazem uso das palavras-chave mais apropriadas a seus públicos e que que têm maior relevância nos motores de busca, planejando tudo que produzem de forma mais estratégica, construindo um relacionamento com seus públicos e, assim, conquistando a preferência dos mesmos.

3. Inbound marketing

Aqui, os produtores de conteúdo fazem uso das palavras-chave mais apropriadas a seus públicos e que que têm maior relevância nos motores de busca, planejando tudo que produzem de forma mais estratégica, construindo um relacionamento com seus públicos e, assim, conquistando a preferência dos mesmos.

4. Redes sociais

Outro fator que está transformando e sendo importante para o SEO são as redes sociais. Sua consolidação como elemento de extrema importância no marketing digital já é uma realidade. As menções nesse ambiente estão se tornando um dos fatores decisivos nas colocações das pesquisas, como também já foi informado pelo Google. A tendência é que, com as atualizações constantes que os motores de busca fazem em seus sistemas, as redes sociais tenha cada vez mais relevância nos resultados das pesquisas e na consolidação das marcas no ambiente digital.

5. Vídeos

Desde o lançamento do Youtube, o uso e produção de vídeos cresceu de forma exponencial, tornaram-se um sucesso e consolidaram-se como uma das principais formas de compartilhar conteúdo.

Alguns exemplos de que os vídeos trazem ótimo retorno:

– No Facebook, a taxa de engajamento dos usuários é muito mais elevada com vídeos do que de outras formas de conteúdo;
– Se uma página de um site tem um vídeo, estudos mostram que os visitantes ficam, em média, dois minutos a mais no site;
– Em plataformas de venda e-commerce, vídeos explicativos sobre os produtos fazem com o tamanho dos carrinhos de compras saiam até 174% maiores.

Ainda restam dúvidas sofre a forte necessidade de você e sua empresa começarem a produzir seus conteúdos também em vídeos? Seu site já é responsivo? Você já produz conteúdo pensando no relacionamento e no seu ranqueamento nos motores de busca? Está mais do que na hora de pensar nestas questões.

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