5 mandamentos do Inbound Marketing

Comunicar-se com os públicos de seu interesse é obrigação de qualquer empresa que deseja ter uma boa imagem no mercado. Além disso, ter uma comunicação consistente é decisivo para que se consiga novos clientes e ainda fidelize os já existentes.

Como vivemos em meio a um bombardeio de informações, o grande segredo da comunicação está em conseguir focar seu discurso e direcionar seu conteúdo para o público correto. É aqui que entra o Inbound Marketing.

O Inbound Marketing usa táticas de marketing online, objetivando a criação de conteúdo qualificado para um público-alvo específico. Com ele, a empresa ganha credibilidade e cria interesse dos consumidores. Mas afinal, qual a fórmula para que você o utilize da forma mais eficiente possível? Abaixo listamos os 5 mandamentos do Inbound Marketing:

1. Amar o planejamento sobre todas as coisas

O segredo de um conteúdo relevante é o seu planejamento. Planejando da forma correta, você conseguirá assegurar que o conteúdo estará com as palavras-chave certas e que, assim, sua empresa vai ter uma colocação melhor nas ferramentas de busca quando consumidores pesquisarem por termos relacionados à sua área de atuação.

2. Não pecar contra o alcance

Depois de planejar e criar corretamente o seu conteúdo, o próximo passo é saber onde e como divulgá-lo. O ideal é que você utilize as redes sociais e os blogs para que cada dia mais pessoas possam acessá-lo. Com isso você estará gerando leads, assunto que já falamos aqui no blog e, também ,estará atingindo mais consumidores, aumentando o alcance da sua marca na web.

Para você aproveitar melhor o alcance que você conseguirá, uma dica importante para ser usada nesta etapa é a utilização dos chamados calls to action (CTA). Os CTAs são links ou funções que levam os usuários a realizar ações dentro da página, como, por exemplo, um formulário para inscrição em uma newsletter. Fazendo isso você poderá criar um banco de dados com informações dos seus visitantes, fidelizá-los como seus leitores e, futuramente, torná-los seus clientes.

3. Ajudar o próximo

Lembre-se: um dos principais objetivos do conteúdo produzido sempre será o de ajudar os leitores. Com a relevância do mesmo, você estará trabalhando a sua imagem, agregando valor à sua marca e proporcionando uma experiência positiva a quem está do outro lado da tela. No momento em que você estiver sendo útil, ajudando quem o procura, a lembrança de sua marca será automática.

Com a base de informações que você vai ter conseguido, com o que falamos no mandamento anterior, será possível criar materiais extras que poderão ser oferecidos como conteúdo adicional, ajudando ainda mais essas pessoas, criando assim uma relação mais estreita com seus leitores e seus possíveis futuros clientes.

4. Honrar as conversões

Tudo o que foi feito até aqui será recompensando no momento em que esse leitor se tornar cliente. Com a ajuda que você vai ter oportunizado a ele, diminuindo as dificuldades que ele possa vir a encontrar no decorrer deste longo processo de relacionamento, agora você já terá liberdade para abordá-lo de forma mais direta, oferecendo seus produtos ou serviços como forma de solução para seus possíveis problemas.

5. Não cobiçar o engajamento alheio

Em vez de ficar pensando em como a concorrência se comunica melhor com seus públicos, é hora de colocar as mãos à obra e criar seu conteúdo e sua própria comunidade online. Todos os clientes podem se tornar seus fãs, seguidores, leitores, assim como os seus leitores poderão vir a tornar-se clientes. É esse um dos principais objetivos do Inbound Marketing.

Seguindo sem pecados estes mandamentos, temos certeza que você sairá com a imagem de sua empresa ainda mais valorizada. É claro que para o trabalho ser eficaz, será necessário dedicação e tempo para pensar o conteúdo de forma estratégica. Se isto não for possível, a melhor opção é contratar profissionais que possam fazer isso para você, divulgando sua marca e trazendo mais resultados, com investimentos menores do que os do Marketing tradicional. Vamos conversar sobre isso e estreitar a sua relação com seus clientes?